Contratado pelo Comitê Organizador dos Jogos para Gerenciar as Cerimônias de Premiação da região da Barra da Tijuca

Por trás de uma Cerimonia de Premiação, a entrega de medalhas, está uma operação de guerra! Treinamento, Planos de Contingência, Empacotamento, Distribuição, Operação. Numa Olimpíada tudo tem uma escala na casa do milhar. Tudo para os 7 minutos ou 15 minutos mais importantes da vida de um atleta!

Em 2007 participei da organização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. No Brasil apenas três profissionais com experiência. Foram anos negando propostas para entrar no Comitê Organizador dos Jogos em função da 14, mas há sete meses do início das Olimpíadas, aceitei e realizei a maior operação de entrega de medalhas da história.

No. 1 Treinamento

Há 2 meses do início dos Jogos,

treinamos mais de 500 voluntários

Fui um dos responsáveis pelo treinamento de todo time de Cerimônia de Premiação, incluindo colaboradores renumerados pelo Comitê Organizador e todos os voluntários que realizavam a cerimônia em si.

Arranjos

Gifts

Medalhas

Presenters

Script

Podium

Fichário

Uma verdadeira Bíblia: manuais, planilhas, scripts, contatos, diagramas, planos de contingência, plantas baixas, organogramas... absolutamente um guia completo sobre Cerimônia de Premiação.

Plano Contingência

Nada dá errado. E quando dá errado, tinha uma plano de contingência para não dar errado. Desenvolvi todos os Planos B para o Comitê Organizador validar com o Comitê Olímpico Internacional.

Minuto a Minuto

Desde a chegada das medalhas, 4 horas antes de Cerimônia acontecer, até o encerramento com a despedida de todos os Voluntários. Passo a passo, item a item, minuto a minuto.

O que entregamos

Bastidores

Fabricação Das Medalhas

No. 2 Empacotamento

Logística

pela primeira vez as medalhas Olímpicas foram gravadas com o nome de cada modalidade. Isso nos obrigou a desenhar uma logística inédita em Jogos até então: cada medalha era única e só poderia ser entregue para aquele atleta vencedor daquela modalidade!

Integração

Casa da Moeda, Força Nacional e Correios. Foi necessário integrar os três órgãos para a entrega diária das medalhas em cada local de competição.

Double Check

Criamos um sistema da double check com múltiplas etapas de conferência para garantir a correta entrega de cada medalha.

Arranjos de Flores

A cada 48h horas um novo arranjo de flores era entregue para ornamentar o pódio.

Voluntários

Uma escala complexa com mais de 500 voluntários que se deslocavam entre as arenas.

Itens de Cerimônia

Uniformes, bandejas, bandeiras… Uma quantidade sem fim de itens distribuídos para cada time.

Autonomia e comprometimento

Não foram poucas as “soluções alternativas” que precisamos encontrar ao longo de cada dia de Jogos.

4833
medalhas produzidas na Casa da Moeda

500 gramas
pesa cada medalha de ouro

No. 4 Operação

27 dias de Jogos Olímpicos

e Paralímpicos

Gerenciando diretamente três equipes , que juntos realizaram mais de 150 premiações, e supervisionando todas as outras operações dos demais gerentes.

376

Pódios

1

Medalha de Ouro do Brasil para Rafaela Silva Judô

827

Cerimônias Realizadas